Imagens do Fin del Mundo

Imagens do Fin del Mundo
Eu estive lá. De frente para a vida!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ushuaia - Dia 28/12/2012

Trecho percorrido entre San Antonio e Caleta Olivia - 770km.
Depois descobrimos que estávamos muito próximos de um balneário importante do litoral da Argentina chamado Las Grutas. No café da manhã teve uma cena interessante, foi servido uma media luna e umas 2 torradas para cada um acompanhado de uma embalagem para consumo pessoal de geleia e uma de manteiga. Como faltou uma manteiga, pedi à senhora que nos atendia se poderia nos dar mais uma manteiga e ela pensou um pouco, disse que era apenas uma por pessoa mas que iria abrir uma excessão para nós.

A fachada do Hotel onde dormimos em San Antonio
Neste dia não saímos cedo, pois gostamos de dormir um pouquinho mais, já devia ser uma 9 quando pegamos a estrada. Fomos descendo em direção ao sul, nosso objetivo era Caleta Olívia, cidade onde pretendíamos, no plano anterior, pernoitar na volta, quando estivéssemos indo para o norte em direção a Bariloche e Villa Angostura. A esta altura já estávamos bem ao sul, os dias iam se tornando cada vez mais longos e o GPS vinha mostrando horários de por do sol cada vez mais estranhos.

Ao longo dos caminhos a Patagônia Argentina vinha apresentado um padrão de paisagem,
com uma aparência um tanto desértica, parecido com as paisagens da região de Mendoza.
Rodamos cerca de 130 km até Sierra Grande onde abastecemos a moto, esticamos as pernas e seguimos. Eu queria muito entrar em Puerto Madryn para poder ver como é a cidade já que nos relatos o pessoal diz que é muito bonita. A Península Valdez teria que ficar para a volta ou para uma próxima vez, não tinha jeito, mas poderíamos almoçar lá. Foi o que fizemos.

Chegada a Puerto Madryn
Paisagem da chegada em Puerto Madryn.
Foi o que fizemos, chegamos em Puerto Madryn na hora do almoço e entramos. Realmente a cidade é muito bonita e tem um ar de balneário. A avenida costanera lembrou Piriápolis de imediato, pois tem uma certa semelhança e, é claro, nos lembramos imediatamente do Lauro e do Daniel.

Fomos passeando sem destino certo, passamos por museus, estátuas no calçadão, praças muito bonitas e bem cuidadas, e finalmente passamos em frente a um lindo restaurante que estava aberto e servindo. O nome era Chona. Estacionei a moto em frente e entramos. Tinha bom movimento e o preço era razoável, na verdade, muito parecido com os demais restaurantes onde estávamos comendo. Isso é curioso, os preços não variam tanto como aqui no Brasil. Parece que na Argentina existe uma certa regularidade nos preços, tirando Puerto Madero é claro que foge do padrão podendo custar o dobro ou até mesmo o triplo dos demais locais.

Costanera. Praças ao longo da via.

Puerto Madryn - Restaurante Chona. Que almoço!

A minha companhia então nem se fala.


Estátua na praça bem em frente ao Restaurante Chona.

Depois de almoço, seguimos passeando um pouco mais pela cidade e retornamos para a RN-3, rumo sul, com o tanque cheio. Rodamos coisa de 69 km e chegamos em Trelew, um nome estranho, mas é uma cidade acho que nem tão pequena assim, como na beira da estrada tinha um posto resolvi abastecer depois de me lembrar da dica dada pelo PHD Chico, nunca passar um posto sem abastecer. Eram apenas 69km mas eu entrei e enchi novamente o tanque. Coisa de 4 litros de gasolina.

Encontramos neste posto um pessoal com um carro tipo Meriva, GM, e vimos que além de encher o tanque estavam pegando gasolina em 2 galões improvisados, do tipo de produto de limpeza, o que deveria dar uns 10 litros. Claro que fiquei preocupado, pois se ele de carro estava levando 20 l a mais que o tanque cheio devia ter algum problema de desabastecimento. 

Perguntei e me explicaram que eles estavam e 2 carros iguais e o amigo deles deixou para abastecer no próximo posto, que estava localizado a cerca de 160km de distância, entretanto, quando chegaram lá não tinha combustível no posto e eles tiveram que voltar com um dos carros para buscar combustível para poder seguir até próximo, ou seja, se não tivéssemos parado ali poderíamos ter corrido o risco de ficarmos na mão também e uma pane seca.

A estrada cada hora se mostrava de uma forma ligeiramente diferente sendo que em determinado trecho acabamos parando para tirar fotos, pois se via um sobe e desce sutil ao longo de muitos quilômetros, com pouco movimento e muita beleza.




Passamos direto pelo posto a 150km e vimos que eles estavam colocando gasolina no tanque do outro carro e fomos até o próximo que estava a cerca de 50km adiante. Caso não tivéssemos parado naquele primeiro posto em Trelew, teríamos que ter rodado cerca de 270km, claro que a autonomia da moto em condições normais atende a esta necessidade, mas serviu de alerta, pois se estivesse ventando muito de frente poderíamos vir a ter problemas.

Posto que encontramos após Trelew.
Esta jardineira parecia ter vindo diretamente do Uruguai.
Proximidades de Comodoro Rivadávia
Proximidades de Comodoro Rivadávia
Chegamos em Comodoro no entardecer mas ainda era claro e a distância até Caleta Olívia era de cerca de 80km. Colocamos gasolina, tomamos um café, banheiro, etc. e seguimos em frente. Neste trecho a estrada segue pela costa, onde ao invés de se ver uma praia com areia, o que encontramos são formações rochosas ou arrecifes, de coloração muito escura, onde as ondas batem. O entardecer foi um espetáculo à parte, diga-se de passagem, os entardeceres e pores do sol estavam a cada dia mais bonitos e cada dia mais tarde.

Lindo o entardecer em Comodoro Rivadávia
Quando chegamos em Caleta Olívia, uma cidade com vida ligada ao petróleo, assim como Comodoro, ainda era dia e estava anoitecendo lentamente. A foto abaixo foi tirada às 10 horas da noite. Se considerarmos que o horário na Argentina tem 1 hora de diferença com relação à nossa, eram 11 hora da noite no Brasil. Dá para ver que ainda estava muito claro.

Caleta Olívia - Monumento ao petroleiro.
Recepção do Hotel em Caleta Olívia.
Jantamos no próprio hotel e dormimos em um quarto muito simples. A recepção era sem dúvida muito mais bonita que o quarto e o preço não era assim tão baixo não, pagamos cerca de $400,00 pela diária com café da manhã daqueles que servem na mesa, media luna, tostadas, manteiga e uma geléia. Suco de laranja e café. Mas estava muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário